ADMINISTRAÇÃO
PEDRO XAVIER DE MELO
Em 07 de outubro de 1962 o eleitorado portofolhense compareceu às urnas e elegeu Pedro Xavier de Melo prefeito, ao passo que Sergipe concedia a João de Seixas Dória o título de governador, notícia recebida com festa em Porto da Folha, sobretudo pela popularidade da família Dória no município.
A Câmara de vereadores local se renovou com os seguintes membros: José Pereira Valença, João Batista da Silva, Antônio Pereira Feitosa, Manoel Alcino dos Santos, Raimundo José Cardoso e Francisco Alves Lima.
Para a tristeza dos portofolhenses, a gestão do governador Seixas Dória durou apenas 01 ano e 02 meses, tendo o ilustre ribeirinho seus direitos políticos suspensos pela ditadura militar em 01/04/1964, sendo forçadamente substituído por Sebastião Celso de Carvalho (1964-1967).
A gestão Pedro Xavier de Melo, popularmente conhecido por Pedrinho Xavier, transcorreu com austeridade entre 1963 e 1967. Neste período foi construída e inaugurada a primeira ponte oficial da Lagoa Salgada, anulando o caos da travessia do riacho naquele trecho que era passagem obrigatória para quem vinha da Lagoa da Volta, Lagoa do Rancho, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória e outros núcleos; houve de fato grande mudança na sede assim que entrou em atividade a referida ponte. A inauguração da obra contou com a presença de grande número de pessoas, momento em que o povo entusiasmado comemorou o feito na presença de várias autoridades do Estado. A ponte possuía duas colunas de concreto e acabamento superior em madeira. Entre outras realizações de Pedro Xavier de Melo consta a construção da barragem de Lagoa do Rancho, Posto de Saúde do hospital de Porto da Folha, além de diversas reformas de ruas e estradas da localidade. Pedro Xavier de Melo foi um administrador que fez muitas reformas nas estradas que dão acesso à sede do município, portanto digno de ter seu nome fixado a uma Praça da cidade e ao trecho da rodovia SE200, entre Porto da Folha e Gararu.
Presidente do Brasil na ocasião: João Goulart (1961-1964); Humberto de Alencar Castelo Branco (1964 a 1967).
Pedro Xavier encerrou seu mandato em 1967 sob aplausos da população, momento que passou o cargo para o recém-eleito Aroaldo Alves de Santana.
Pedro Xavier de Melo nasceu em Porto da Folha dia 24/03/1909, filho de José Xavier de Melo e Maria dos Santos e Melo. Foi pecuarista, tabelião e político. Faleceu precocemente aos 69 anos de idade em 28/03/1978 deixando esposa, filhos e netos.
Fonte: Joaquim Santana Neto