Honório Rito de Leão Brasil
(Frei Honório, OFM)
Antônio Rito Brasil nasceu em Porto da Folha dia 02/08/1926, filho de Antônio Rito de Melo e dona Maria da Conceição de Jesus.
Em sua infância na terra natal estudou com a professora Donana, posteriormente com a professora Raquel. A princípio gostava de frequentar salões de dança, ao passo que também tocava violino e órgão na igreja matriz. Através do demorado convencimento do pai (homem muito benquisto em Porto da Folha) seguiu para o Seminário de Ipuarana, em Lagoa Seca/PB, com os seminaristas José Pereira Feitosa (Frei Angelino), José Cardoso (Frei Petrônio) e José Magno, o seu único irmão, que saiu do seminário ao final do 2º grau tornando-se alto funcionário do Banco do Brasil.
No Seminário lhe foi administrado o Curso Intensivo por terem observado nele alto grau de inteligência, assim, em três anos ele cumpriu satisfatoriamente os currículos do 1º e do 2º graus, concluindo esses estudos em 1946, e iniciando neste mesmo ano o Noviciado no Convento de Pesqueira/PE, passando a chamar-se Frei Honório Rito de Leão Brasil, (Ofm).
Em 1948 iniciou os estudos de Filosofia, no antigo Convento de São Francisco de Olinda/PE. A profissão solene ocorreu dia 08/12/1950 no Convento de São Francisco de Salvador/BA, onde realizou o curso de Teologia, concluindo-o em 1953, no entanto, ao concluir o penúltimo ano do curso de Teologia, Frei Honório foi ordenado em 21/12/1952, aos 26 anos de idade, no Convento Nossa Senhora dos Anjos, de Penedo/AL.
Concluídos os estudos superiores e já ordenado Sacerdote, foi enviado para dar aulas no Seminário de Ipuarana, mas não demorou nesta atividade. Em 1956, a Província o encaminhou para Europa, a fim de fazer pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Teologia) no Pontifício Ateneu Antoniano de Roma. Concluídos estes estudos, defendeu a tese de Doutorado em Teologia, na Alemanha, no dia 27/11/1962, obtendo a nota 9,5, com a menção “Summa cum laude”, tendo sido confirmado Doutor em Teologia no dia 12/09/1963.