Bonifácio Alves de Souza
(Capitão/Músico PM/SE)
Bonifácio Alves de Souza é natural de Porto da Folha, nasceu aos 26/04/1938, filho de Antônio Pereira de Souza e dona Maria da Conceição de Souza.
Antes de servir ao Exército, trabalhou como marceneiro na terra natal; após cumprir obrigação militar, retornou a Porto da Folha e novamente exerceu a função de marceneiro. Em 1963 mudou-se para Aracaju, e no ano seguinte ingressou na Polícia Militar como soldado, aprendiz na Banda Musical da corporação; oito anos depois foi promovido a 3º sargento músico, posteriormente promovido a 2º sargento. Durante nove anos Bonifácio desempenhou maravilhosamente a função de músico na PM, até que, através de concurso, obteve a promoção de 1º sargento, passando a exercer este cargo na infantaria da PM/SE, neste setor foi promovido a subtenente, posteriormente a 2º tenente para o quadro auxiliar de administração, vindo a alcançar com méritos a patente de Capitão ao passar para a reserva remunerada.
O Capitão Bonifácio, mesmo estando na reserva, exerceu o cargo de delegado em várias cidades de Sergipe, entre elas a cidade natal Porto da Folha. Por ser um homem dedicado, pacífico e solidário para com seus conterrâneos, plenamente reconhecido também por sua luta em prol da Segurança Pública de Sergipe, o Capitão Bonifácio Alves de Souza é considerado importante filho desta terra. Atualmente, ano 2017, referido militar reside na capital Aracaju.
Fointe: Biografia descrita por Joaquim Santana Neto com base nas informações contidas no livro “Porto da Folha – Terra de Buraqueiros” de Antônio Carlos Pereira.